sábado, 6 de fevereiro de 2010

TERAPIAS PARA OS OLHOS AS JANELAS DA ALMA

Atualmente quase dois terços da população mundial precisam usar óculos. As condições de vida que as pessoas estão submetidas, somente auxiliam para a degeneração da visão; a exposição a luzes e ambientes artificiais, reflexos luminosos no asfalto, metal e concreto, poluição, uso excessivo da televisão e computador, tensões e preocupações, alimentação desvitalizante e artificial, e ausência do elemento de cor verde que é relaxante da visão.
A dificuldade na visão reflete diretamente nossa dificuldade de visão interior e o esforço da alma em percorrer os caminhos da luz. Os olhos espelhos da essência desvitalizam-se muito fácil em função dos distúrbios e degenerações do corpo humano. Muitas vezes o uso de óculos não auxilia o processo de recuperação natural proporcionado pela energia vital que sempre tende a curar. Através dos olhos percebemos a existência da luz que permeia todas as coisas, essa mesma luz que compõe a matéria e é manifestação do criador.
Para melhorar o funcionamento dos olhos temos duas terapias, uma a base de ervas medicinais e outra com exercícios para os olhos, baseado no livro Jornadas pelo mundo da cura - Dr. José Maria Campos Ed. Cultrix/Pensamento.
COMPRESSA REGENERADORA DOS OLHOS
*alecrim do campo (flores) 10%
*capim cidreira (folhas) 21%
*embaúba (folhas) 10%
*macela (flores) 21%
*eucalipto (folhas) 21%
*poncã (casca fruto) 7%
*serralha (folhas) 10%
Indicado nas doenças dos olhos, vista cansada, tensa e irritada.

Modo de preparo: secar as folhas e flores, triturar até a forma de pó grosso, misturar na proporção. Dobrar um pano de algodão em três partes e colocar as ervas no meio, envolver em um pano auxiliar tipo toalha de rosto. Colocar em um pirex, verter água fervente até cobrir o pano, aguardar três minutos, torcer bem, retirar do pano auxiliar e aplicar sobre os olhos, cobrir com uma flanela. Permanecer por 30 minutos com a compressa em ambiente calmo de preferência na penumbra. Aplicar uma ou duas vezes por dia durante uma semana ou até um mês.

EXERCÍCIO DE ALONGAMENTO DA MUSCULATURA OCULAR
Alongamento estático: mover os olhos para cima, ao máximo, sem tensiona-los demais, permanecer alguns segundos, em seguida move-los para baixo sem tensionar. Mover agora para a direita e para a esquerda permanecendo alguns segundos nas posições. Repetir a seqüência de 7 a 10 vezes.
Alongamento dinâmico: mover circularmente os olhos para a direita e depois para a esquerda, repetir 10 vezes cada lado.
Piscar: piscar suave e ininterruptamente os olhos por 20 a 30 segundos a seguir mantê-los fechados. Pode ser feito várias vezes ao dia, sempre que lembrar.
Empalmar esfregar as mãos vigorosamente uma na outra e em seguida aplicar sobre os olhos em forma de concha. Permanecer alguns instantes focalizando o escuro.
Olhar para o céu: olhar para o céu claro e não para o sol, por alguns momentos em seguida tampar os olhos com a palma das mãos, permanecer com os olhos fechados por 1 minuto. A seguir abrir os olhos e repetir o exercício por 10 vezes.
Acomodação dinâmica: pegar um objeto pontiagudo tipo lápis e escolher outro mais distante, por exemplo, um quadro ou janela. Com o braço estendido, segurar o lápis tendo o outro objeto a frente. Olhar alternadamente para a ponta do lápis e para o segundo objeto, repetir por 10 vezes. Pode-se variar olhando para a ponta do nariz, para o lápis com o braço estendido e para o segundo objeto. Quando os olhos se cansarem pode-se fazer o exercício de empalmar.
Outro exercício interessante é olhar para o sol da manhã ou tarde por entre folhas de árvores.
Estes exercícios compõe uma série que pode ser praticado a qualquer hora do dia e deve ser realizado todos os dias para prevenção de problemas oculares e também para curar distúrbios da visão. Apenas alguns poucos minutos diários já melhoram a visão.

Wellington Lee Schetinger Farmacêutico Fitoterapêuta Acupunturista
http://www.pirenopolisnatural.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário