sábado, 6 de fevereiro de 2010

LIVRO DAS PREPARAÇÕES


CHÁS: Pode-se preparar por Infusão, Decocção ou maceração.
INFUSÃO: é quando colocamos as ervas em contato com a água fervente. É Indicado para folhas e flores, podendo-se despejar a água fervente sobre as plantas provocando uma escaldação, ou coloca-se as ervas dentre da chaleira quando' esta começar a ferver e desliga-se o fogo. Não se recomenda colocar as ervas na água fria para ir ao fogo pois os princípios ativos volatizam e o chá fica com gosto de lavado; apos 20 minutos de infusão coa-se e o cha esta pronto.
para beber. A quantidade de erva usada será de 3 a 4 punha dos .por-litro de água ou 3.0 a 5.0g por L/d'àgua para ervas verdes e de 1.0 a 3.0g de ervas secas por L/d'àgua.

DECOCÇÃO: As plantas são colocadas na água fria e levadas ao fogo para ferver de 5 a 15 minutos ou mais para em seguida deixar descansar e.beber após coado. É indicado para plantas com partes duras como raízes, cascas, sementes, frutos etc. são plantas que não tem problemas de volatizar os óleos aromáticos e que necessitam ferver para liberar ' seus princípios ativos. A dosagem é 1.O g para cada litro d’água se for em pó seco ou de 3.0 a 5.0g se for planta in natura para cada litro d'àgua, ou ainda 3 a 5 pedaços de 1 palmo mais ou menos p/l L/d 'àgua.
Sendo que para o uso externo prepara-se um chá de até 3 vezes mais forte do que o de uso interno.
Quando preparamos um chá composto que contém raízes, folhas e flores deve-se primeiro preparar a decocção ou fervura das raízes quando a água parou a fervura adiciona-se as folhas e por último entram as flores que são as mais sensíveis. Deixar descansar coar e beber. Nunca deve-se adoçar um chá medicinal com açúcar, seja branco ou mas cavo pois fica o alteradas as propriedades e o organismo não assimilará adequadamente. Somente o chá pulmonar pode' ser adoçado com mel de modo a complementar as propriedades.

A MACERAÇÃO: é uma preparação a frio onde coloca-se a planta indicada de molho na água e deixa-se descansar pode ser 1 hora, 3 ou 4 horas, ou 12 horas até 24 horas.
É indicado para raízes amargas, cascas, folhas sensíveis que soltam as propriedades sem necessitar o aquecimento evitando de perder o medicamento. Usa-se para pétalas de flores, rosas, frutos, de preferência as plantas verdes recém colhidas, machucadas, e adicionadas em água natural, mineral ou filtrada. A dosagem é 0,5 a 1.0g por copo de água ou 1 punhado pequeno por cada copo. Muitas plantas tóxicas necessitam dessa preparação para diminuir a toxidade.

TINTURAS: são extratos de ervas que são preparados usando-se por base o álcool de cereais se for para o uso interno ou álcool comum para o uso externo. Pega-se a planta indicada pode ser folhas, flores, casca ou raízes, pode também ser verde ou seca e coloca-se em um vidro até a borda e em seguida adiciona-se o álcool até cobrir tudo fecha-se com uma tampa hermética para evitar a evaporação do álcool, após 15 dias estará pronto para ser usado, não necessita ser coado permitindo que a extração continue indeterminadamente. Somente coa-se quando for passado a outro recipiente, com conta gotas para ser usado por um paciente. A dosagem para adultos é 15 a 20 gotas e para crianças é 5 a 10 gotas, uma a 3 vezes por dia. É recomendado o uso quando se quer que os seus princípios ativos atinjam o mais rápido possível o órgão afetado, pois a absorção da tintura se dá imediatamente nas mucosas da boca passando à corrente sanguínea. É importante a etiquetação com nome, data e propriedades. Para curtir a tintura pode ser enterrada ou guardada em local escuro e a embalagem deve ser preferencialmente em vidro ambar ou escuro para evitar a ação do sol que desnatura as propriedades vantagem é que se obtém um produto que tem duração indeterminada de muitos anos conservando as propriedades das plantas podendo ser usado para preparações homeopaticas, preparações de pomadas, compressas, cataplasmas e misturado com um óleo aromático para massagens dando maior poder de penetração. Todas as plantas que cultivamos deveriam ter tinturas para que na época que a planta não esteje disponível tenhamos a tintura para I usar.

GARRAFADAS: são técnicas antigas dos raizeiros do interior; consiste em deixar as ervas em maceração em um vinho de boa qualidade, branco ou tinto preferencialmente seco. Usa-se raízes, talos, cascas e também folhas, flores e frutos, sempre bem machucados adicionados dentro da garrafa de vinho. É muito indicado para extração de princípios ativos das plantas do tipo: velame, perdiz, carobinha, quina etc. o tempo de maceração é de no mínimo 1 semana a 15 dias se adicionar mais vinho se a primeira garrafa acabar logo.
As garrafadas mais comuns são depurativa do sangue, abrir o apetite, reumatismo, problemas sexuais, contra anemia' etc. Pode-se fazer garrafadas com conhaque ou pinga. A dosagem da garrafada de vinho é 1 a 2 cálices por dia.

Autor:Wellington Lee Schetinger

Farmacêutico Fitoterapêuta

http://www.pirenopolisnatural.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário