quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

LIVRO DAS TERAPIAS

LIVRO DAS TERAPIAS
MÉTODOS DE TRATAMENTOS NATURAIS
TRATAMENTOS INTERNOS
Consiste na ingestão de remédios medicinais fitoterápicos na forma de chás, sucos verdes, tinturas, garrafadas, xaropes, etc.
Usa se as ervas medicinais indicadas para o problema que estamos tratando. Obedecendo rigorosamente o tempo previsto para o tratamento.
Normalmente é recomendado o uso de suco verde matinal em jejum, o qual deve ser bebido imediatamente após o seu preparo. Acompanha o tratamento o consumo de chá medicinal, na quantidade de 1 litro por dia, dividido em quatro porções.
TRATAMENTOS EXTERNOS
São formas de tratar que tem a função de acessar ao órgão lesado diretamente, acalmando, desinflamando, tirando a dor e curando. Também tem a característica de favorecer o retorno da energia vital estimulando e regularizando o funcionamento do organismo.
As formas de tratamento externo são: cataplasma de barro, compressas quente ou fria , ungüento de ervas frescas com azeite, massagens localizada ou geral, acupuntura, banhos de ar ,de sol, de cachoeira, de descarrego e outros tipos de tratamentos.
TRATAMENTO ALIMENTAR (DIETA)
A dieta alimentar tem a finalidade de auxiliar o bom desempenho das plantas medicinais, além de possuir suas próprias propriedades terapêuticas que favorecem a cura. Possui a característica de fortalecer o sistema imunológico, diminuindo a ação metabólica da digestão e absorção de alimentos, favorecendo as eliminações e o processo curativo da energia vital.
A alimentação baseada em alimentos frugívoros mantêm a vitalidade dos alimentos, a qual é transportada ao nosso corpo revigorando a saúde. Ao contrário, os alimentos cozidos, fervidos, as carnes, alimentos industrializados e refinados são totalmente desvitalizados, possuindo substâncias nocivas que tendem a entupir o organismo, prejudicando o aparelho digestivo, os intestinos, o sangue e outros órgãos como fígado, rins, pulmões, coração etc.
TRATAMENTO PSICOLÓGICO
Esta é a parte mais importante deste sistema de tratamento. É responsável pela energia curativa. Consiste no trabalho psicológico que o paciente deve fazer para permitir que a energia da vontade ou o querer se curar venha. É o auxílio que a alma pede e o compromisso interior com a própria cura, sem repassar a responsabilidade para outros, sejam médicos ou remédios.
Este tratamento é baseado no princípio de que todas as doenças se originam nos planos psicológicos, emocional e mental. São chamadas de doenças psicosomáticas. Somente após a ocorrência nos planos psíquicos é que a doença vem manifestar-se nos planos físicos.
Autor: Wellington Lee Schetinger Farmacêutico Acupunturista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário